CRIAÇÃO DE VALOR SIMBÓLICO: UMA ANÁLISE DA MARCA APPLE

Autores

  • Talissa Bedran Linhares Graduada em Design de Interiores pela Universidade Estadual de Minas Gerais.
  • Maria Luiza Almeida Cunha de Castro Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestre em História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutora em Ciências Sócio Ambientais pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (UFPA - 2009)
  • Renata Turola Takamatsu Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v3i1.78

Resumo

O consumo possui uma significação que vai além do valor comercial do produto e de sua natureza funcional. Esta significação é baseada na capacidade do consumo de comunicar e conter significados culturais e pessoais (BOURDIEU, 1984). A partir de autores tradicionalmente conhecidos no campo, como Bourdieu (1984), um preeminente sociólogo francês do século XX, discussões sobre o capital simbólico são conduzidas, destacando pesquisas recentes a respeito da relação entre o conceito supracitado e o consumo atual de bens. Ainda, é apresentada uma discussão sobre a Apple, diante da perspectiva atual da marca, por meio da qual seus produtos adquirem uma gama variada de significados culturais, tornando seus bens reconhecidos por seus consumidores como algo além do que simples "computadores" ou “celulares”. Por fim, o presente artigo estuda as implicações do trabalho nas estratégias de marketing de empresas, como também oferece sugestões para futuras pesquisas cujas informações sejam frutíferas para este campo do conhecimento.

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Biografia do Autor

Renata Turola Takamatsu, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da UFMG e do Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Contabilidade e Controladoria - CEPCON/UFMG. Graduada em Ciências Contábeis (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG), mestre e doutora em Controladoria e Contabilidade (Universidade de São Paulo)

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Publicado

2017-07-12

Como Citar

Linhares, T. B., Castro, M. L. A. C. de, & Takamatsu, R. T. (2017). CRIAÇÃO DE VALOR SIMBÓLICO: UMA ANÁLISE DA MARCA APPLE. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 3(1), 42–63. https://doi.org/10.51923/repae.v3i1.78

Edição

Seção

Artigos