GESTÃO DE MUDANÇAS: LIÇÕES APRENDIDAS, PESSOAS E TÉCNICAS NA GESTÃO DE PROJETOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v9i3.313

Palavras-chave:

transformação; gestão de mudanças; pessoas; gestão de projetos; experiência dos clientes.

Resumo

A motivação para a implementação de projetos em organizações vem de uma transformação esperada, seja ela por fatores internos, externos ou ambos, e consequentemente gerando mudanças para as pessoas envolvidas direta ou indiretamente. Tais mudanças e o impacto que gera nas pessoas, devem ser observadas e trabalhadas durante a gestão de projetos, dentro de uma efetiva gestão de mudanças, sendo parte fundamental para uma melhor implementação e de sucesso de um projeto. Assim, é crucial realizá-la de maneira estruturada e com metodologias e ferramentas que sejam facilitadores para percorrer o caminho e atingir o resultado esperado. Determinar o sucesso de um projeto vai além da entrega no prazo, de acordo com o escopo, dentro do orçamento e na qualidade esperada. Trata-se de uma experiência completa para as pessoas envolvidas durante esse processo de transformação, impactando fortemente no resultado, o qual ainda que seja mais interno, pode afetar a experiência dos clientes de cada organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASSARD, Charles. The Point of Coaching Circles: Coaching circles. True support for breakthroughs, 2018.

CAREY, Dennis C.; OGDEN, Dayton; Roland, Judith A. The Human Side of M&A. New York: Oxford University press, 2004.

FIA - Business School. 5W2H: o que é, como funciona e por que você deveria usar? Blog de Gestão online em https://fia.com.br/blog/5w2h/, 11 de fevereiro de 2020. Acessado em 14/09/2022.

IOD - Institute of Directors India. A Handbook on Change Management: Condensed Guide for Corporate Directors and Senior Executive. New Delhi, July 1, 2016. Acessado via Kindle: https://amz.onl/fvyKqcs

KENDRICK, Klint C. The HR Practioner’s Guide to Mergers & Acquisitions Due Diligence: understanding the people, leadership, and culture risks in M&A. 1st edition. Mergers & Acquisitions roundtables, LLC. June, 2020.

KEPNER, Charles H.; TREGOE, Benjamin B. The New Rational Manager: an updated edition for a new world. Updated New Jersey: Princeton Research Press, 1997.

KOTTER, John P.; AKHTAR Vanessa et al. Change: How Organizations Achieve Hard-to-Imagine Results in Uncertain and Volatile Times. New Jersey: Wiley, 2021. Acessado via Kindle: https://amz.onl/0wANSA0

KOTTER, John P. Liderando Mudanças: transformando empresas com a força das emoções. 1ª Edição. Alta Books, 2017.

KÜBLER-ROSS, Elisabeth. On Death & Dying: what the dying have to teach doctors, nurses, clergy & their own families. 50th edition. New York: Scribner, 1969.

MENEZES, Afonso H. N; DUARTE, Francisco R, et al. Metodologia Científica Teoria e aplicação na educação a distância. Petrolina-PE; Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2019.

SMITH, Steven M. Accelerating Team Productivity: The Satir Change Model, online em The Satir Change Model (stevenmsmith.com), 4 de outubro de 1997. Acessado em 14/09/2022.

VIEIRA, Sonia. Como elaborar questionários. 1ª Edição. São Paulo: Atlas, 2009.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Milochi, A., Bispo, B., & Fagundes, M. J. S. (2023). GESTÃO DE MUDANÇAS: LIÇÕES APRENDIDAS, PESSOAS E TÉCNICAS NA GESTÃO DE PROJETOS. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 9(3), 38–50. https://doi.org/10.51923/repae.v9i3.313

Edição

Seção

Artigos