Ensino colaborativo online na pós-graduação em Administração e Contabilidade durante a pandemia da covid-19
MODELOS, MOTIVAÇÕES E EFEITOS PERCEBIDOS PELOS PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.51923/repae.v11i1.389Palavras-chave:
Ensino colaborativo online, pandemia da covid-19, pós-graduação stricto sensu, ensino da contabilidade, ensino da administraçãoResumo
Contexto e problema: durante a pandemia da Covid-19 instituições de ensino adotaram o ensino remoto emergencial (ERE). Alguns programas de pós-graduação (PPGs) ofertaram disciplinas na forma de ensino colaborativo online (ECO) entre docentes, uma abordagem ainda pouco pesquisada, sobretudo no contexto do ensino da administração e contabilidade no Brasil. Objetivo: compreender como diferentes modelos de ECO foram adotados pelos docentes, suas motivações para adoção e os efeitos percebidos em termos dos benefícios, dilemas e dificuldades, entre outros. Método: a pesquisa de natureza descritiva e qualitativa foi baseada em entrevistas semiestruturadas com oito docentes de PPGs nas áreas de Ciências Contábeis e Administração de universidades públicas que lecionaram cursos nessa abordagem entre 2020 e 2022. Identificamos que esses docentes adotaram por iniciativa própria diferentes modelos de ECO. Resultados: os benefícios relatados foram maior apoio mútuo, interação entre professores, estímulo ao pensamento crítico e aulas mais dinâmicas. Dentre os desafios, a sobrecarga de trabalho devido à urgência das mudanças, ao preparo e recursos tecnológicos suficientes. Contribuição: o ECO pode ser estratégia inovadora de ensino híbrido e online auxiliando na integração e desenvolvimento docentes, frente a um contexto de demandas crescentes de articulação entre os PPGs, e de internacionalização dos programas.
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