POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM COM IA: CHATGPT COMO SUPORTE AO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NA ERA DOS GRANDES DESAFIOS AVALIATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.51923/repae.v11i1.396Palavras-chave:
Inteligência Artificial, ENADE, Avaliação Educacional, ChatGPT, Formação DocenteResumo
Este artigo analisa o potencial do uso da inteligência artificial (IA), com foco no ChatGPT, como ferramenta de apoio à prática docente no ensino superior, especialmente na elaboração de questões avaliativas no estilo ENADE. Diante das exigências contemporâneas por avaliações que desenvolvam competências críticas, o estudo destaca como a IA pode auxiliar o professor universitário na produção de instrumentos avaliativos contextualizados, coerentes com as diretrizes curriculares e alinhados às demandas de exames externos e concursos públicos. A partir da leitura de documentos oficiais e da construção de comandos específicos (prompts), a ferramenta demonstrou capacidade de gerar questões com estrutura e qualidade comparáveis às cobradas pelo INEP. Além disso, o artigo discute os limites e cuidados no uso da IA na educação, ressaltando a importância da mediação docente, da ética, da confiabilidade e da revisão crítica do conteúdo gerado. Conclui-se que, se utilizada de forma consciente, pedagógica e estratégica, a inteligência artificial pode ampliar as possibilidades do trabalho docente, contribuir para a formação crítica dos estudantes e fortalecer a qualidade da educação superior.
Downloads
Referências
Anthropic. (2023). Introducing Claude. Disponível em: https://www.anthropic.com. Acesso em: 16 maio 2025.
Bender, Emily M.; Gebru, Timnit; Mcmillan-Major, Angelina; Shmitchell, Shmargaret. (2021). On the dangers of stochastic parrots: can language models be too big?. In: Proceedings of the 2021 ACM Conference on Fairness, Accountability, and Transparency. ACM. https://doi.org/10.1145/3442188.3445922
BRASIL. (2018). Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação. Brasília: MEC.
Costa, L. F. (2024). Ferramentas de IA na educação: o que muda para o professor? Revista Educação Digital, v. 2, n. 1.
EDUSOFT. (2025). ChatGPT: 7 benefícios para utilização por professores. Disponível em: https://edusoft.com.br/chatgpt-7-beneficios-para-utilizacao-por-professores/. Acesso em: 16 maio.
Geisa, Patricia. (2025). Guia completo sobre ChatGPT para professores: tudo que você precisa. Disponível em: https://educamundo.com.br/blog/guia-completo-chatgpt-para-professores/. Acesso em: 16 maio 2025.
Giannini, Fernando. (2025). 20 maneiras que os professores podem utilizar o ChatGPT para facilitar suas vidas. Disponível em: https://fernandogiannini.com.br/20-maneiras-que-os-professores-podem-utilizar-o-chatgpt-para-facilitar-suas-vidas/. Acesso em: 16 maio 2025.
GOOGLE. (2025). Meet Gemini: our most capable AI model. 2024. Disponível em: https://blog.google/technology/ai/meet-gemini/. Acesso em: 16 maio 2025.
INEP. (2022). Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE: Documento de Referência. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
INEP. (2024). Mapa da prova: Licenciatura em Pedagogia – ENADE 2024. Brasília: INEP. Disponível em: https://www.gov.br/inep. Acesso em: 16 maio 2025.
Luckin, Rose; Holmes, Wayne; Griffiths, Mark; Forcier, Louis. (2016). Intelligence unleashed: an argument for AI in education. Pearson.
Moran, José Manuel. (2015). A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus.
OPENAI. (2023). Introducing ChatGPT. Disponível em: https://openai.com/blog/chatgpt. Acesso em: 16 maio 2025.
Perrenoud, Philippe. (1999). Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre: Artmed.
Selwyn, Neil. (2019). Should robots replace teachers? AI and the future of education. Cambridge: Polity Press.
Teachy, Iara. (2023). Como professores podem utilizar o ChatGPT para criar provas personalizadas?. Disponível em: https://blog.teachy.ai/como-utilizar-o-chatgpt-para-criar-provas/. Acesso em: 16 maio 2025.
Vidakovic, Ivana. (2023). 6 prompts para os professores melhorarem o processo de aprendizagem. Disponível em: https://textcortex.com/pt/post/chatgpt-prompts-for-teachers. Acesso em: 16 maio 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gina Magali Horvath Miranda, Alessandro Marco Rosini, Elida Pereira Macedo (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.