POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM COM IA: CHATGPT COMO SUPORTE AO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NA ERA DOS GRANDES DESAFIOS AVALIATIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v11i1.396

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, ENADE, Avaliação Educacional, ChatGPT, Formação Docente

Resumo

Este artigo analisa o potencial do uso da inteligência artificial (IA), com foco no ChatGPT, como ferramenta de apoio à prática docente no ensino superior, especialmente na elaboração de questões avaliativas no estilo ENADE. Diante das exigências contemporâneas por avaliações que desenvolvam competências críticas, o estudo destaca como a IA pode auxiliar o professor universitário na produção de instrumentos avaliativos contextualizados, coerentes com as diretrizes curriculares e alinhados às demandas de exames externos e concursos públicos. A partir da leitura de documentos oficiais e da construção de comandos específicos (prompts), a ferramenta demonstrou capacidade de gerar questões com estrutura e qualidade comparáveis às cobradas pelo INEP. Além disso, o artigo discute os limites e cuidados no uso da IA na educação, ressaltando a importância da mediação docente, da ética, da confiabilidade e da revisão crítica do conteúdo gerado. Conclui-se que, se utilizada de forma consciente, pedagógica e estratégica, a inteligência artificial pode ampliar as possibilidades do trabalho docente, contribuir para a formação crítica dos estudantes e fortalecer a qualidade da educação superior.

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Biografia do Autor

Gina Magali Horvath Miranda, Faculdade Flamingo

Possui graduação em Bracharel Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), graduação em Licenciatura Plena Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2018). Foi Professora titular - E E Prof Antonio Francisco Redondo por 27 anos, professor titular do Grupo Educacional Flamingo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento de Línguas Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria das transformações, processamento de lingua natural, integral dupla, geometria hiperbólica e teoria da cognição corporificada.

http://lattes.cnpq.br/0722272551194018

 

Alessandro Marco Rosini, UNIDERP/MS

Experiência em mais de 25 anos de atuação na área de Tecnologia da Informação, Governança Corporativa e Gestão Educacional nos segmentos empresarial e educacional, apresentando visão sistêmica e multidisciplinar. Pós-Doutorado em Administração de Empresas pela FEA USP, Doutorado em Comunicação e Semiótica - Tecnologia da Informação e Mestrado em Administração de Empresas - Planejamento Estratégico pela PUC-SP, Pós-graduação em Administração de Empresas, Graduado em Física, em Processos Gerenciais e em Administração de Empresas. Fluência no idioma inglês. Professor Universitário (Mestrado, Pós-Graduação e Graduação) nas áreas de administração, tecnologia, educação e comunicação envolvendo as subáreas de tecnologias da informação e comunicação, organização e estratégia. Experiência em Gestão Acadêmica em Graduação e Pós-Graduação e Pesquisa. (CAPES e INEP). Cv lattes: http://lattes.cnpq.br/5109240355917713. https://scholar.google.com/citations?hl=pt-BR&user=0FHUD20AAAAJ&view_op=list_works&sortby=pubdate

Elida Pereira Macedo, Faculdade Flamingo

Professor Faculdade Flamingo

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

Miranda, G. M. H., Rosini, A. M., & Macedo, E. P. (2025). POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM COM IA: CHATGPT COMO SUPORTE AO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NA ERA DOS GRANDES DESAFIOS AVALIATIVOS. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 11(1), 52–64. https://doi.org/10.51923/repae.v11i1.396

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